terça-feira, 14 de junho de 2016

Masoquismo no trabalho - O Sentido da Vida

Faz algum tempo que eu não faço nenhum post aqui no Blog, isso se deve ao fato de que eu levei muito tempo pra fazer um vídeo pro meu canal no Youtube, e estive ocupado com ele. Até o momento, foi o vídeo mais difícil que eu já fiz pro meu canal, pois o conteúdo precisou ser pensado meticulosamente, e foram feitas várias ilustrações para serem exibidas durante a explicação. Foi um pesadelo, mas foi devertido.

O assunto do vídeo é o sentido da vida. Esse assunto sempre me despertou interesse e com certeza muitas pessoas se questionam sobre isso. A primeira parte foi escrever o texto que seria usado como narração do vídeo. Me atentei a não deixar o conteúdo do vídeo extenso e espinhoso demais. Tentei usar um exemplo da filosofia, e mais uma vez foi preciso escolher com cuidado o filósofo. Com tanta polarização, fanatismo e extremismo que temos presenciado recentemente na internet, usar o filósofo errado pode te atribuir um rótulo e fazer com que as pessoas passem a atacar o vídeo sem ao menos dar atenção ao que ele tem pra dizer (usar Marx por exemplo, vão te rotular de comunista, socialista, gayzista etc). Isso é muito triste.
Depois de pronto o texto, eu gravei a minha fala narrando o vídeo, seguindo o texto que escrevi. Alguns ajustes no som e tudo estava pronto.

Mas essa não foi a parte masoquista do trabalho. O problema foram as ilustrações que eu fiz para ele. Inúmeras ilustrações, com uma peculiaridade: Elas não foram pintadas com preenchimento padrão. Eu utilizei a tablet gráfica como lápis de cor. Vou deixar um exemplo para que vocês entendam melhor o que houve:




As ilustrações foram feitas no Adobe Illustrator. Como podem perceber, eu adotei esse estilo de ilustração por três motivos:
1 - Eu gosto dessa ideia de rabisco, dá um ar mais cômico, menos profissional, fazendo com que quem estiver assistindo não perca a sensação de coloquialismo.
2 - Eu estou sofrendo pra ganhar precisão nos movimentos com a tablet nova, por isso me forcei com esse super exercício para ter mais firmeza com ela.
3 - Gosto de me auto desafiar, por isso quis fazer essa pequena loucura pra satisfazer meu ego.

Ao todo, foram 76 ilustrações. Abaixo estão algumas delas:
(Clique em uma para expandir, e depois ir passando para as seguintes)

















Devido à abundância de procrastinação, levei semanas para terminar toas as ilustrações, mas o resultado final valeu a pena. Abaixo está o vídeo pronto. Espero que gostem:



Por hoje é só. Um abraço, e até o próximo post!