quarta-feira, 18 de maio de 2016

Auto-Teste no Blender: Área de Lazer

Sou um grande entusiasta em software livre, sempre que surge algo promissor nessa área eu acabo testando e fazendo alguns trabalhos neles quando tenho tempo. Bons exemplos de programas que eu admiro muito são o GIMP, para edição de imagem estilo photoshop, o Inkscape, um programa que conseguiu fazer com que eu tivesse carinho por ele, é um poderoso editor de imagens vetoriais em SVG. Ainda falarei sobre ele futuramente aqui no blog.
Mas, o primeiro no qual eu tive contato foi o Blender. Não sei o que dizer sobre ele, apenas sentir!
Eu já tinha experiência com softwares de modelagem 3D. O meu primeiríssimo de todos foi o AutoCAD (sim, eu modelava coisas e renderizava nele quando criança), depois eu conheci o 3DS Max, que na época ainda se chamava 3D Studio Max. Logo depois veio o Sketchup, então eram os programas que eu trabalhava, até conhecer o Blender. Aí eu podia fazer coisas assim na metade do tempo que eu levava pra fazer nos outros programas:



Mas calma, a gente já chega lá.

Eu comecei a mexer com ele sozinho, sem tutoriais, somente com a minha experiência nos outros programas. Todos reclamam que o Blender tem a interface estranha e que tudo é muito diferente. Eu discordei. Está tudo tão desenhado na sua cara igual o Autodesk Maya, é impossível não localizar! Só os atalhos que não estão explícitos, mas a interface em si é intuitiva até demais. No começo, eu não dava muita bola pro poder do Blender. Eu utilizava a versão 2.45 no início, e mexi pouquíssimas vezes. Na versão com a interface antiga eu não me apaixonei pelo programa logo de cara, pois eu só vi trabalhos mais poderosos nele algum tempo depois. Mas após a mudança de visual da versão 2.6 em diante, e o Cycles Render, aí foi amor à primeira vista!

Comecei a usar o Blender no trabalho, substituindo o Sketchup e o 3DS Max por ele. Fiquei surpreso com o meu primeiro projeto, que fiz só de brincadeira, em poucos minutinhos:



A árvore foi um modelo já pronto que eu tenho aqui na minha biblioteca de modelos 3D. o Resto foi todo modelado por mim. Eu fiquei surpreso com o resultado do meu primeiro trabalho levado a sério nele, e com a velocidade que ele foi feito e renderizado. No caso ele foi renderizado pelo CPU, pois eu usei o renderizador interno. Eu amei o programa logo de cara. Aí parti pro Cycles Render, enfim... Só alegria.

Passei a trabalhar com o Blender desde então. E era impressionante como tudo era rápido, em poucas semanas eu aprendi o que levei meses de cursos pra aprender 3DS Max, ou Sketchup! Mas eu já estava enjoado de desenhar somente prédios quadrados. Eu queria fazer algo que não desse tanto trabalho, mas que fosse diferente de fachadas de empresas. Foi aí que surgiu o trampo de fazer uma área de lazer pra uma amiga. Eu pensei: "É agora!" e topei o trampo.

Comecei a montar tudo, e encher a cena de objetos, até minha placa de vídeo não suportar mais e eu ter que abrir mão da renderização pela GPU no Cycles e ter algo que renderizasse mais rapidamente no CPU, então usei o renderizador interno mesmo. Depois houveram mais limitações, como a grama, que não pode ser toda feita de objetos porque minha RAM não aguentou, então tive que me contentar com a textura mesmo. Mas por fim, esse trampo que eu peguei como auto-teste funcionou bem, deu pra sentir que eu poderia fazer mais coisas no Blender. Coisas que serão postadas aqui no Blog, futuramente.

Por hora, fique com as imagens obtidas nas renderizações:








Pra ser sincero, eu não atingi o nível que gostaria de chegar nesse projeto, mas eu já pude sentir o poder do programa. Eu gostei muito da velocidade de renderização, e a leveza do programa em comparação aos outros. É fantástico.

Em outro post, eu coloco trabalhos que fiz no Max (Com Mental Ray e V-ray), no Sketchup (Com V-ray) e no Blender (Com Blender Render e Cycles Render). Mas por hoje é só. Um abraço e até o próximo post!

Um comentário:

  1. E voce arrasou no projeto, eu amein digamos que você me salvou do desespero, eu nao levo jeito nenhum nem pro sket e estava dando tudo errado, muito obrigada pelo socorri e por ter arrasado, beijos!

    ResponderExcluir