quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sempre tem alguém pra estragar meu trabalho!

Pois bem, a atividade de designer gráfico é sempre frustrante em certos momentos, onde encontramos limitações de criação. Principalmente quando se trata de comunicação visual, no meu caso, eu desenhava fachadas de empresas.
Sempre há clientes que não pensam muito pra frente, ou exigem algo bizarro, ou até mesmo o material que será produzida a fachada impossibilita coisas muito inovadoras.
Este caso, teve um pouco disso, mas eu desconsidero totalmente, até que algo aconteceu... Eu vou explicar.
A criação dessa fachada na época foi algo que deixou uma expectativa gigante em toda a equipe da empresa, pois se tratava de algo grande: a maior e mais famosa papelaria da cidade, que se conseguíssemos vender, seria como um referencial de nosso trabalho na cidade. E foi, conseguimos vendê-la. Todos comemoramos bastante.
Antes da venda, eu tive que bolar o projeto. Eu estava louco pra fazê-lo, e quando ele caiu nas minhas mãos, minha imaginação estava bem além do que foi feito. A papelaria era antiga já na cidade, com anos de tradição e super famosa. Ela tinha um logo antigão (se é que possamos chamá-lo de logo). Eu queria mudar tudo, repaginar a cara da papelaria completamente, mas fui freado pela cliente, que queria manter aquela identidade que já era tão disseminada pela cidade. Então eu fiz algo naquele modelo. Então houveram alterações, uma ideia de uma marquise inclinada surgiu não sei de onde, e lápis de cor pela fachada toda. Eu morro de preguiça dessas imagens em alta resolução do shuttertock, então resolvi produzir minha própria foto de lápis, com a ajuda de um colega de trabalho que é fotógrafo. Enfim, patrocinadores inseridos, era hora de apresentar a versão final. O projeto em 3D foi renderizado. Pronto, aprovado!
Aqui está a versão final do projeto:



O projeto foi feito no Sketchup. Na época era o programa que eu utilizava, e foi renderizado com o Vray. 
A produção levou um bom tempo pra produzir tudo aquilo, e eu sentia que poderia ser melhor, de alguma forma. Mas quando eu vi tudo instalado, essa sensação desapareceu. Estava completamente idêntico ao meu projeto, e aquilo estava lindo! Completamente imponente, a papelaria se tornou um sucesso ainda maior! Era de botar inveja em qualquer outra papelaria, ela tinha conseguido ir pra um patamar completamente diferente das outras, uau! Era realmente grande, e o material todo era muito bonito. Uma das fachadas mais inesquecíveis que eu fiz.

Mas como eu havia dito, sempre tem alguém pra estragar meu projeto. Eu me gabava por ter feito a fachada daquela empresa, até que... Um incêndio destruiu tudo. As chamas consumiram todo o estoque novinho que seria vendido no começo do ano pra volta às aulas, os veículos estacionados na lateral do prédio, enfim... Até o ACM (Aluminium Composite Material), que são as chapas de alumínio utilizadas pra revestir o prédio derreteram com o incêndio! Eu soube que o prejuízo total pra dona da papelaria foi de 1,7 milhões de reais.
Eu vou deixar o link da notícia pra que você possa ver o estrago, tem fotos do incêndio: http://www.ourinhosnoticias.com.br/noticia/8859/Papelaria-Microtec-e-consumida-pelas-chamas-prejuizo-esta-avaliado-em-mais-de-R-1-milhao
 Uma pena mesmo!
Espero que ela se recupere, e quem sabe eu desenhe um novo logo pra ela futuramente, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário