Eu me lembro de quando eu fazia curso de design gráfico, e meus professores me mostravam aqueles vídeos de speed art com os artistas vetorizando pessoas, dando um resultado super realista. Eu pensava comigo mesmo que nunca iria conseguir fazer aquilo na vida. Até hoje eu penso que tenho um looongo caminho pela frente, mesmo porque esse tipo de trabalho de ilustração é algo que eu nunca pratiquei tanto assim.
Enfim, um dia eu resolvi experimentar vetorizar alguém, de traços marcantes e que fosse fácil vetorizar. Acabei escolhendo a minha namorada, pois ela tem traços magníficos. A boca dela é simplesmente perfeita, e eu não estou escrevendo isso aqui só porque ela pode estar lendo o meu Blog, é verdade mesmo!
O único obstáculo são os cabelos cacheados que ela tem. Pro primeiro vetor, era bom não forçar a barra. Aí me lembrei que certa vez ela alisou os cabelos. Era isso que eu precisava! Então peguei a tal foto dela com o cabelo liso. Essa foto:
Na época, eu manipulava o CorelDRAW, então foi nele que eu tentei. Separei o arquivo em camadas, pra organizar os objetos melhor (sim, ele possui camadas), e comecei aos poucos.
Eu demorava bastante pra fazer alguma coisa nessa ilustração, então deixava ela dias sem fazer. Por causa disso, demorou bastante tempo, eu sempre fui assim com trabalhos pessoais.
O cabelo foi desafiador, mesmo liso. Eu não tinha muita técnica, e sem tutorial algum, sem nunca ter feito aquilo antes eu me arrisquei! Me lembro que senti as limitações do programa pra conseguir o resultado que eu desejava. Ele não é um programa que possibilita por exemplo um desfoque gaussiano em objeto vetorial editável. E a ferramente de preenchimento de malha não faz muito bem o serviço dela, na minha opinião. É claro que trampos incríveis são feito neles, sem dúvidas, e como era a minha primeira vez, não tinha motivos pra ficar culpando o programa por causa de minhas dificuldades em fazer a ilustração.
Depois, com o tempo, eu vi que realmente existe uma limitação muito grande no CorelDRAW, que poderia ser corrigido de versão pra versão. Mas eles sempre lançam uma versão nova, com pouquíssimas inovações. Isso é meio frustrante.
Até que um dia me despertou uma motivação maluca, e eu falei comigo mesmo: "É hoje que eu termino isso!".
Foi isso. Peguei firme, e fiz todo o resto. Só não tive competência pra fazer a estampa do vestido, e a data não ajudava. Acabei finalizando um dia antes do aniversário dela. Ficou assim:
Mal podia esperar o dia seguinte pra mostrar o desenho pronto. Usei a ilustração pra fazer uma homenagem pra ela no Facebook. Fiquei feliz com o resultado, por ser a minha primeira tentativa. Mas era óbvio que eu tinha um longo caminho pela frente.
É uma pena eu não poder mostrar as outras vezes que vetorizei alguém, por motivos de que uma pessoa não permite que eu exiba a foto dela no Blog, e a outra pessoa, eu nem falo mais, então... Terei que fazer mais trampos novos pra postar aqui, infelizmente não poderei mostrar o progresso de tudo. Nem evoluiu tanto mesmo, então tá de boa! Hehehehehe
Eu acho fantástico para uma pessoa que esta a começar!Gostei mesmo.
ResponderExcluirMuito obrigado! :D
Excluir