Eu sempre gostei de trabalhar com fontes diferentes nos meus trabalhos, que fogem do padrão do que vejo por aí, principalmente na minha cidade. Acontece que aqui, toda comunicação visual tem a fonte Arial / Arial Black. E não basta usar somente uma família tipográfica pra tudo: tem que esticar e distorcer pra ficar mais cafona, depois colocar cores horrorosas desrespeitando completamente a paleta de cores, usando contrastes completamente malucos e espaçamentos insanos... Enfim, um desastre total!
O pessoal tem também a mania horrorosa de usar fontes serifadas onde não se deve usar, ou usar fontes cômicas demais pra criação de logos que deveriam ser mais elegantes, ou então de usar a fonte Comic Sans! Usar essa fonte é pecado em qualquer situação!
Foi pensando nisso que hoje eu decidi apresentar uma fonte que pode substituir a fonte Arial, para textos básicos. Eis que vos apresento a fonte Ubuntu:
Ela é utilizada pelo Ubuntu, sistema operacional desenvolvido por uma empresa chamada Canonical. A fonte foi desenvolvida pela foderosa Dalton Maag. A família tipográfica está disponível gratuitamente para download, assim como o próprio sistema operacional.
O estilo da fonte é sans-serif (sem serifa), utiliza recursos Open Type para modificações e possui caracteres para todos os idiomas. É um ótimo substituto para uma fonte que é tão abrangente em todo o globo, como a Arial.
A fonte consegue passar exatamente as características do sistema operacional: Simples e elegante. Os espaçamentos são bem construídos, os ascendentes e descendentes nos caracteres tem uma ótima proporção, assim como os acabamentos claramente bem pensados na construção do desenho, distribuindo linhas retas e curvas em cada caractere onde realmente deveria estar.
Ela não possui variações drásticas na espessura do traço dentro dos caracteres, como é de costume na maioria das fontes serifadas, portanto é uma fonte sem eixo.
Eu a utilizei por muito tempo em vários trabalhos como uma fonte básica, para texto de informação, descrição, subtítulo, etc. Antes dela a minha substituta da Arial era a Myriad Pro.
Se você gostou da fonte, pode baixá-la aqui:
http://font.ubuntu.com - No site há uma galeria mostrando as utilizações da fonte, é bem interessante.
Se você já conhece a fonte, comente a respeito da minha escolha de substituição e se concorda ou não.
Um grande abraço e até o próximo post!
Sou apaixonada por essa fonte *-*
ResponderExcluirE eu, por você *-*
Excluir